O sorteio da Lotofácil da Independência, como o nome sugere, foi criado para comemorar o Dia da Independência, celebrado no dia 7 de setembro. Este é o último concurso especial antes da Mega da Virada, loteria mais aguardada pelos apostadores.
É o concurso especial de uma das loterias mais queridas dos brasileiros, a Lotofácil.
O sorteio da Lotofácil da Independência certamente traz grande expectativa e emoção para os apostadores. Isso porque o concurso especial deve pagar o maior valor de sua história.
O calendário desta extração temática varia ano a ano, mas uma coisa é certa: o dia de sorteio da Lotofácil da Independência sempre será no mês setembro. Pois, como o nome indica, a data foi criada para celebrar o Dia da Independência, que acontece em 7 de setembro.
A loteria segue as mesmas regras dos concursos regulares da loteria: o volante oferece 25 dezenas, numeradas de 01 a 25, e é preciso escolher, no mínimo, 15 delas.
Esta, por sua vez, é a chamada aposta simples, ou seja, a mínima necessária para que você participe do concurso. Ela é a mais barata também, porém a que menos oferece chances de acerto: uma em 3 milhões.
No entanto, esta não é a única maneira de jogar na Lotofácil da Independência. O apostador tem a opção de selecionar até 20 números no cartão e, assim, aumentar as chances de ganhar na loteria.
Para você ter uma ideia, a aposta máxima alcança a probabilidade de acerto de uma em apenas 211! Mas é importante saber: a cada dezena adicionada, o valor da aposta fica mais alto.
O apostador precisa acertar 15 números para levar o prêmio principal desta loteria, mas essa não é a única forma de ganhar na Lotofácil da Independência.
O concurso especial possui cinco faixas de premiação, assim como os sorteios regulares da Lotofácil. As categorias de prêmios contemplam todos que fazem 11, 12, 13, 14 e 15 acertos.
Em uma extração comum da Lotofácil, o ganhador do maior montante é aquele que marca 15 pontos na cartela. Caso não existam vencedores nesta faixa, o prêmio é incrementado para o concurso seguinte.
No entanto, no sorteio da Lotofácil da Independência a premiação principal não acumula. Isso quer dizer que se ninguém acertar os 15 números sorteados, o prêmio desce para a segunda faixa (14 acertos) e, assim por diante. Dessa forma, ganhar na Lotofácil da Independência é ainda mais fácil.
A cada sorteio regular da Lotofácil, 43,35% da arrecadação são destinados ao pagamento de prêmios. Deste percentual, 15% ficam acumulados para serem pagos no próximo sorteio da Lotofácil da Independência.
Isso quer dizer que a premiação deste concurso especial passa um ano inteiro acumulando por meio dos sorteios comuns da loteria. Além disso, a arrecadação das apostas feitas na própria Lotofácil da Independência também entram na composição do prêmio, fazendo com que ele fique ainda maior.
Caso o sorteio regular da Lotofácil que antecede o concurso especial termine sem vencedores, a premiação também é somada ao prêmio da edição comemorativa.